Para que a população santa-mariense consiga fazer as compras de final de ano em segurança, a Brigada Militar colocará em prática a Operação Papai Noel. O lançamento oficial da ação será hoje, às 17h, na Praça Saldanha Marinho. Durante a operação, que deve seguir até a primeira semana de janeiro, entre 50 e 60 policiais militares irão reforçar o policiamento ostensivo no Centro.
Conforme o subcomandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) da BM, major Paulo Antônio Flores de Oliveira, desde sábado, os policiais militares já estão reforçando o policiamento.
O objetivo, explica o oficial, é coibir a ação de criminosos, em especial nesta época do ano, quando o comércio passa a fechar mais tarde em função da proximidade do Natal. Os centros comerciais dos bairros Camobi e Tancredo Neves também serão contemplados com o reforço no efetivo.
O subcomandante explica que, neste período, policiais militares do 1º RPMon e do Batalhão de Operações Especiais, que atuam no policiamento motorizado por toda a cidade, serão realocados para atuem nessas áreas de grande fluxo de pessoas. Segundo o oficial, o reforço funcionará 24 horas por dia, sendo maior nos turnos da manhã, tarde e noite.
Ao todo, serão entre 10 e 15 PMs atuando por turno. Haverá policiais motorizados e a pé. Nas imediações do Parque Itaimbé, poderão ser vistos, ainda, policiais a cavalo.
O policiamento a pé passa uma sensação de proximidade com a comunidade. No caso das motos, que serão oito, atuando sempre em duplas, elas tornam mais rápida a perseguição e a captura de suspeitos explica o major.
Porém, os clientes não serão os únicos beneficiados com a operação. Segundo o comerciante João Lemes, 56 anos, só a presença da BM faz com que possíveis criminosos não circulem pelo local.
A presença é fundamental e, com isso, ela (BM) cumpre o papel dela, que é o policiamento ostensivo comenta Lemes.
Intenção é reforçar policiamento ostensivo até a meia-noite
A promessa de manter o policiamento reforçado até a meia-noite agrada quem trabalha no comércio. Elizete Mortari, 45 anos, funcionária de uma ótica no Calçadão, ressalta que a principal preocupação está na hora de sair do trabalho. Em sua opinião, os PMs deveriam permanecer no local pelo menos uma hora depois do encerramento do expediente para proteger os funcionários no momento de eles irem embora.
Outra medida será a circulação de PMs do setor de inteligência da BM. Eles atuarão à paisana e estarão em contato permanente com os comerciantes. Oliveira conta ainda que o reforço será maior até a meia-noite. A Operação seguirá até a primeira semana de janeiro, pois, segundo o major, é nesse período que é realizada grande parte das trocas de produtos.
Viatura exclusiva para comerciantes
Desde setembro deste ano, os comerciantes santa-marienses contam com o apoio da Patrulha Comercial. O subcomandante explica que esse projeto piloto tem o objetivo de aproximar os comerciantes da polícia.
A Patrulha é formada por quatro PMs, divididos em duplas que visitam diariamente os comerciantes. Durante o diálogo, é feito um cadastro e disponibilizado um número de telefone celular. A medida agiliza o encaminhamento de ocorrências, na medida em que o contato é feito diretamente à guarnição. No período de Natal, a Patrulha Comercial funcionará de segunda a sábado, das 8h às 22h.
Segundo o capitão Jair Francisco de Oliveira, um dos responsáveis pela criação do projeto, o objetivo é ampliar a sensação de segurança devido à presença constante da guarnição junto aos comerciantes.
Já houve, inclusive, a prisão de um foragido na Praça Saldanha Marinho, a partir da informação repassada por um comerciante que desconfiou da atitude do suspeito em seu estabelecimento conta o capitão.